Coletor menstrual - Como, quando e porquê usar?

setembro 01, 2017

O coletor menstrual é um copinho de silicone que mede entre 7cm e 9cm, hipoalérgico, antibacteriano, ajustável ao corpo e que coleta o sangue da menstruação, tornando dispensável o uso de absorventes descartáveis. Resumindo: ele é TUDO de bom.


Apesar de não existir nenhuma contra-indicação sobre o uso do coletor, ele deve ser evitado por mulheres que nunca tiveram relações sexuais, pois o hímen pode se romper após colocar ou retirar o coletor.

Ao contrário dos absorventes descartáveis, que demoram cerca de 10 (absorvente externo) à 1 (interno) ano para se degradar na natureza, o coletor menstrual é uma alternativa ecológica para alguém que, além de se preocupar com o meio ambiente, quer se sentir segura sobre seu ciclo menstrual. Detalhe: se higienizado de forma correta, seu coletor menstrual pode durar por até 8 anos! 

No Brasil, esses copinhos milagrosos são fabricados por diversas marcas, sendo a Easy Cup e a Fleurity as mais conhecidas. Os preços variam de R$23 à R$85, dependendo da marca. 

Como colocar?

Para colocar o coletor, é só seguir as instruções abaixo! Lembrando que você deve testar todos os modos de dobrar possíveis para inseri-lo, encontrando a dobra certa para facilitar a entrada e não sentir desconforto e/ou causar vazamentos.

"Mas e se o copinho for grande demais?" Miga, pode ficar tranquila! Os coletores menstruais foram pensados e desenvolvidos para todos os tipos de corpos. Na imagem abaixo, você pode conferir alguns dos modelos:



Caso você ainda esteja insegura sobre o uso do coletor, aqui vai um vídeo do canal ''DRelacionamentos", onde quatro garotas relatam sobre o uso do copinho!


Gostou do post? Então deixe um comentário! Isso nos incentiva a trazer mais conteúdo relacionado ao tema! :)

TALVEZ VOCÊ GOSTE:

4 comentários

  1. Muito bom esse POST pois o meu médico me indicou o coletor. Só que eu não sabia como usar e nem do que se tratava direito. Gostei de saber mais sobre ele. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei, mas já li muitas matérias em revistas femininas e teens sobre esse coletor ele realmente é bem melhor para o meio ambiente, não posso dizer em relação para as mulheres por que nunca usei, porém por tudo que já li parece ser bom , um dia quero usa-lo e ver se ele é melhor que o absorvente. Parabéns pelo post. <3

    ResponderExcluir
  3. Por acaso já tinha ouvido falar, hoje em dia só não cria algum objeto quem não quer né? Rsrsrs Acho que pra mim é bem bem cedo mas prefiro de qualquer modo o absorvente externo kkkk

    ResponderExcluir
  4. Menia estava falando hoje com minha irmã sobre esse coletor e apesar de todos falarem ser muito bons não sei se usaria, me parece muito desconfortável e eu detesto coisas desconfortáveis de verdade, mas achei muito valido o post e as dicas, obrigada por isso e um beijo!

    ResponderExcluir