MODA SUSTENTÁVEL - O QUE É?

maio 04, 2018


Nos dias atuais, graças aos movimentos humanistas sobre a conscientização do meio ambiente e dos meios de trabalho, novas marcas começaram a construir um novo conceito para a moda: a sustentabilidade. Com o foco em produzir roupas, sapatos e acessórios que agradem ao público, algumas marcas vem aderindo ao uso de matérias-primas menos poluentes e, assim, reduzindo o desperdício e o uso racional de recursos essenciais para a produção, como a água e energia elétrica, por exemplo.

Além de utilizar materiais que, normalmente, são descartados por outras marcas, as marcas que aderem a esse novo conceito também possui meios de produção mais humanizados, indo contra a mão-de-obra escravizada e fazendo jus a uma remuneração justa aos trabalhadores.

As marcas que aderem a moda sustentável são, em sua maioria, as adeptas ao veganismo.

Sou consumidor, o que posso fazer para contribuir com a moda sustentável?

Se você não possui uma marca/empresa, mas consome produtos destas, um meio de contribuir para a sustentabilidade nesta esfera é contribuir e estimular as marcas a continuarem produzindo peças sustentáveis! Para estimular que uma marca continue com o bom trabalho que faz, você, no papel de consumidor consciente, deve dar uma chance para estes novos produtos e passar a consumi-los ao invés dos sapatos convencionais! Lembrando que isso não significa que você deva abrir mão de outras marcas das quais goste.

Outro meio de contribuir para com o meio ambiente e a sustentabilidade é a reutilizar peças do seu guarda-roupa das quais não usa mais, em peças novas! Com a quantidade exorbitante de vídeos de diy com roupas, nunca foi tão fácil transformar aquela blusinha sem graça em algo bapho! Se você não manja muito em customização, você pode doar ou vender suas roupas para um brechó, onde outras pessoas irão fazer bom uso de uma peça da qual não estava sendo usado por você!

Gostou do post? Deixe um comentário! :)

Nos acompanhe pelo instagram (@insidetheclosetblog)!

TALVEZ VOCÊ GOSTE:

0 comentários